Cartão de crédito pessoa jurídica

Cartão de crédito pessoa jurídica 


Como funciona o cartão de crédito para empresas?

De modo geral, o cartão de crédito PJ (pessoa jurídica) ópera de forma semelhante a um cartão para pessoa física. O titular negocia com a instituição financeira  um limite de crédito para fazer compras à vista ou parceladas e os gastos são pagos por meio de uma fatura, que possui de forma  pré-estabelecida uma data de pagamento. 

No entanto, uma singularidade do cartão PJ é oferecer à empresa a opção de acesso a crédito para investimento de alto valor. São um exemplo de compra de equipamentos e de novas melhorias na estrutura física do prédio.

Da mesma maneira que para as pessoas físicas, ao usar  o cartão empresarial  precisa ser cuidadosamente planejado, pois ele pode mais atrapalhar do que ajudar se usado de maneira incorreta. Assim,  este conteúdo visa ajudá-lo a descobrir se a empresa deve obter um cartão de crédito PJ de forma saudável e sustentável. Veja Também  cinco dicas para identificar qual o melhor cartão.


Como saber se empresa precisa de um cartão empresarial?



Para dar luz a esse questionamento, é  preciso avaliar qual é a situação financeiro da empresa. Se a administração está em processo de separar as finanças pessoais das comerciais, este pode não ser o melhor momento para obter um cartão de crédito para o seu empreendimento.

Com base nisso, a  regra mais importante para obter crédito saudável é ter controle sobre o fluxo de caixa. O ganho cujo o pro labore (salário) ainda não pode ser retirado do lucro do negócio não está pronto para adquirir um cartão empresarial.

Ou seja, sem educação financeira, é muito provável que o empresário acabe adquirindo dívidas e complicando sua vida financeira.

Por outro lado, o cartão de crédito PJ pode ajudar a organizar as despesas. A fatura do cartão é capaz de centralizar gastos evitando lançamentos fiquem de fora da planilha de fluxo de caixa. 

Além do mais, vale ressaltar que usar cartão a priori pode ser mais seguro do que andar com dinheiro físico. Ja que atualmente, boa parte das instituições costumam enviar alguma forma de aviso em caso de compras suspeitas, visando garantir mais segurança em suas ações.

Ou seja, o cartão de crédito não é um vilão. Se a empresa busca se organizar financeiramente, nossa dica é escolher um cartão de débito para esta primeira faze.

Contudo se a empresa já está com o dinheiro em dia e realmente precisa de mais capital de giro, pode ser o momento de escolher o cartão de crédito da Pessoa Jurídica(PJ).


E o que considerar na hora de escolher o cartão empresarial?


1) Isenção de tarifas


Um dos primeiros pontos a considerar é a questão da anuidade ou do pagamento mensal de um cartão. Dessa forma, tente descobrir quais empresas estão oferecendo taxas mais baixas e maiores benefícios para sua empresa. Para ajudá-lo com isso, o site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) disponibiliza uma lista com as taxas de todas as instituições financeiras, na seção 5, você pode verificar os custos associados ao serviço de cartão de crédito.


2) Controle de despesas eficazes

Registro eletrônico das transações realizadas por cartão stick controlando o fluxo de caixa do seu empreendimento, mantendo um histórico de despesas. Desta forma, todas as contas vão para a mesma fatura, o que evitará esquecimentos na hora de efetuar o pagamento.

Portanto, escolha um cartão que ofereça uma aplicação elegante e uma abordagem complicada para fazer compras.


3) Baixas taxas de juros

Sabemos que os juros cobrados pelo atraso no pagamento da fatura são elevados. Portanto, é importante saber quais as instituições com as taxas de juros baixas e o sentido sobre a aplicação do índice de faturamento. Você será o responsável pela quitação da fatura mensal, por isso é o ideal se você pretende não punir a empresa com esta conta.


4) Bom atendimento

Este critério é fundamental para que você possa adquirir uma conta em banco ou em instituições. Uma central de atendimento eficiente e empática pode fazer toda a diferença no esclarecimento de dúvidas e no apoio em caso de algum problema que você tenha com sua inscrição ou com o seu cartão de crédito.


5) Os benefícios oferecidos pelo cartão de crédito PJ


É muito importante estar atento a todos os benefícios que os cartões de crédito compatíveis como:

Desconto para expectativa suave;

Cartão virtual para compras;

Opção de Cashback, Score ou Emails.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 14 Melhores cartões sem anuidade em 2021.

Educação Financeira: Minimalismo