Cartão de Credito uma breve historia

 Cartão de Credito uma breve historia



Como foi criado o cartão de crédito

A ideia para este tipo de cartão não começou com o Diners Club - mas a ideia de Frank McNamara foi um grande avanço em relação aos existentes.

Na década de 1920, lojas de departamentos e empresas de petróleo começaram a oferecer placas de carga de metal e "cartões de cortesia" aos clientes para fazer compras. Esses cartões eram comprados apenas pelos comerciantes que os emitiam, semelhantes aos cartões postais modernos. Por exemplo, os restaurantes nem mesmo ofereciam esses cartões.

O Diners Club refinou a ideia e lançou cartões que exigiam aceitação em massa. Cobrou dos comerciantes 7% de imposto sobre cada transação, mas garantiu que os titulares do cartão gastassem mais do que os titulares do cartão. Embora você tenha prometido conforto aos titulares do cartão - apenas uma taxa mensal para despesas, era um símbolo de status para manter na carteira.


Primeiro cartão de crédito

Em seu primeiro ano, o Diners Club atraiu 42.000 membros e vários concorrentes. Segundo a própria empresa, em 1953 tornou-se o primeiro cartão de débito aceito internacionalmente.

No entanto, anos depois, ele derrotou dois grandes concorrentes. O primeiro deles, o BankAmericard, foi aceito em várias instituições. Isso é o que conhecemos hoje como VISA. No mesmo ano, Master Charge Ts.

Embora seu sucesso não tenha sido tão grande quanto o da VISA, ele ganhou uma grande clientela e até mudou seu nome para MasterCard. Hoje é a bandeira do segundo cartão mais poderoso do mundo.

Cartão de crédito no Brasil

É um equívoco que os cartões demoraram muito para chegar ao país. Em 1954, logo após sua criação, a instalação foi transportada para o Brasil sob a bandeira do Diners Club. Foi introduzido pela primeira vez em 1956, com um modelo diferente, semelhante aos cartões pré-pagos que temos hoje, sem o recurso de crédito.

Em 1958, o Cartão ELO chegou na contramão da concorrência criada a partir da fusão entre instituições financeiras brasileiras. Na época era uma parceria com o BankAmericard (agora VISA). Apenas 10 anos depois o Credicard foi lançado no Brasil. Voltado para o mercado interno, fez muito sucesso entre os consumidores. Isso se refletiu na aquisição do Diners Club do Brasil em 1984.

Nos últimos 20 anos, surgiram mais de 70 bandeiras nacionais de cartões, algumas destinadas ao mercado interno, enquanto outras tiveram de ser adquiridas no estrangeiro.

O fato é que o brasileiro hoje tem muitas opções e até há cartões que não têm conta em banco! Liberdade!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 14 Melhores cartões sem anuidade em 2021.

Cartão de crédito pessoa jurídica

Educação Financeira: Minimalismo