6 dicas para aprender a economizar

6 dicas para aprender a economizar





Com um orçamento apertado, fica difícil pagar todas as contas em dia e ainda ter salário no final do mês, certo? 

 Entender que você não precisa ganhar mais para conseguir isso é a parte mais importante. Com a educação financeira, você aprenderá a economizar dinheiro mesmo com orçamento apertado. 

O processo se baseia no entendimento de como usar os recursos de forma consciente, independentemente da faixa de renda. Ao buscar conhecimento sobre o assunto e um bom planejamento de suas finanças, você pode economizar para realizar sonhos ou obter uma aposentadoria tranquila.

 Gostou da ideia e queria saber como fazer? Venha conosco e mostraremos 6 dicas práticas de como economizar, mesmo com o orçamento curto. 

1-Defina um teto de despesas por categoria 

 Antes de começar a economizar, é interessante fazer uma análise de fundos. Este é o momento em que você coloca todas as suas contas na mesa para entender claramente quanto está gastando em

Lar;

transporte;

supermercado;

saúde;

lazer;

Telefone, etc.

Quando você escreve tudo, fica mais fácil entender para onde está indo todo o dinheiro que você está ganhando. Uma vez compreendido, é hora de passar para o orçamento pessoal

O trabalho aqui é definir quanto você pode gastar com cada uma das categorias mencionadas acima. Procure respeitar o limite do orçamento, entendeu? Tudo isso para garantir que suas contas fiquem na cor azul, fazendo com que as despesas não ultrapassem o valor do salário. 


2. Use o cartão com sabedoria




 O cartão de crédito oferece facilidades, certo?

 Ajuda a resolver imprevistos, aumenta o tempo de pagamento das compras e permite instalar coisas mais caras, sem pesar no bolso etc. 

O problema é que a sensação de ter dinheiro sempre por perto pode fazer com que você gaste o que não tem. O cartão não é um rendimento adicional, mas sim um empréstimo a pagar na data acordada. O ideal é pagar todas as compras à vista. 

Ao sacar no caixa eletrônico o valor exato das despesas por semana, você não tem mais espaço para cair em tentação. Portanto, tente deixar o cartão de crédito de lado. Nossa recomendação é usá-lo apenas quando o pagamento avista não for uma vantagem. 


3. Acertar suas contas a tempo



 Contas pagas com atraso produzem multas e juros. Esta é outra despesa desnecessária, na qual você pode usar coisas mais importantes. Se a conta for um cartão de crédito, o valor a pagar pode subir muito. Busque sempre pagar a fatura do cartão no dia certo. Se possível, consolide as datas de vencimento das contas.Então você arranja tudo naquele dia e fica livre. 

Você ainda pode usar o caixa eletrônico, app de pagamento, ou internet banking para fazer seus pagamentos. Organizando-se desta forma, fica mais fácil ver o valor disponível para o restante das despesas do mês e aproveitar melhor o limite de saques.


4. Poupe primeiro e gaste depois

Quem ganha pouco costuma dizer que não tem como economizar porque não sobra no final do mês. Talvez seja porque a pessoa gasta com coisas desnecessárias de antemão. Você já pensou nisso?

Para poder economizar, a dica é lidar com o investimento como se fosse uma despesa fixa, sabe? Você separa o valor imediatamente após o corte de pagamento - junto com o pagamento do restante das contas em um mês - e gasta apenas o que sobrou.

Mais: Definição de metas e metas de economia. Se pretende poupar dinheiro para estar seguro em caso de circunstâncias imprevistas, por exemplo, pode incluir no orçamento a questão da "reserva de emergência". Este é um incentivo para seguir o que foi planejado.


5. Viva de acordo com suas condições


Manter um padrão de vida que corresponda à sua realidade financeira significa não gastar mais do que ganha. O mais importante é  viver de acordo com suas condições.

Antes de comprar qualquer coisa, faça as contas corretamente e veja se cabe no seu orçamento. Mesmo que sirva, tente refletir se a compra é realmente necessária. Quem tem essa consciência não precisa e ainda consegue economizar dinheiro ganhando pouco.


6. Revise os hábitos de consumo


Que tal trocar o bar para jantar em casa com os amigos? Por que não renovar roupas velhas em vez de comprar novas? Você já pensou em trocar uma ida ao shopping por um piquenique no parque com as crianças?

Pequenas mudanças no seu dia a dia podem fazer uma grande diferença no final do mês. Portanto, é muito importante na hora de escolher onde e como gastar seu dinheiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 14 Melhores cartões sem anuidade em 2021.

Cartão de crédito pessoa jurídica

Educação Financeira: Minimalismo