Entenda o que é inadimplência

 Entenda o que é inadimplência


Qual a diferença entre dívida e inadimplência?

Em suma, o inadimplemento é uma violação de qualquer obrigação financeira - quando nenhum pagamento é feito nos termos do contrato até a data de vencimento.

Um exemplo bom é quando nenhum pagamento de empréstimo ou conta de cartão de crédito é pago. A inadimplência também pode ocorrer em pessoas jurídicas - quando a empresa não paga nenhuma fatura ou imposto estipulado em contrato.

Também é importante dizer que você não é apenas inadimplente perante instituições financeiras - você pode ser inadimplente com o condomínio e até com o governo, por exemplo.

Nome "sujo"

No Brasil, o resultado mais comum da inadimplência, e pelo que se sabe, é a manutenção do "nome sujo". Em suma, é quando os órgãos de proteção ao crédito (SPC, Serasa e Boa Vista) restringem o nome e o CPF do inadimplente - aqui você encontra uma explicação.

As taxas de inadimplência são calculadas até pelas mesmas agências de proteção ao crédito.

Inadimplência e dívida: é o mesmo?

Vale ressaltar que a inadimplência é diferente da dívida - você também pode ficar inadimplente, por exemplo, mas nem todas as dívidas estão inadimplentes.

Adquirir um cartão de crédito a prazo é uma dívida: são pagamentos futuros que têm de ser pagos numa data determinada; Na prática, o pagamento dos pagamentos é um valor em aberto que ainda precisa ser pago.

A inadimplência ocorre quando alguma dívida não é paga em determinado prazo; Portanto, o não pagamento de uma dívida específica pode deixá-lo inadimplente.

Inserir o padrão é o mesmo que o padrão - abaixo você verá o que significa e quais são as principais consequências.

"Estou inadimplente, o que isso significa?"

É possível ter uma inadimplência sem registrar seu nome nas principais agências de crédito. Isso porque, normalmente, as empresas para as quais você precisa efetuar o pagamento aguardam vários dias para notificar as agências do atraso no seu pagamento.

O consumidor é então avisado do atraso e tem prazo para o pagamento - caso não o faça, seu nome e CPF ficarão cadastrados nos sistemas da agência e ficarão "sujos".

E quais são as implicações de estar inadimplente?

Em primeiro lugar, um resultado é ver que o valor que você terá que pagar aumenta cada vez mais: quanto mais tempo você fica por inadimplência, maior será a taxa de juros que incidirá sobre o valor.

Na prática, um nome negativo indica ao mercado que a pessoa está pagando mal, pois tem dívidas que ainda não foram saldadas. Portanto, ela terá dificuldades:

aceitação de empréstimo;

Realizar qualquer tipo de financiamento, seja para imóveis, automóveis ou outros imóveis;

Abrir conta cadastral ou adquirir novo cartão de crédito (para quem já possui conta, o banco pode bloquear o saque a descoberto e cancelar a emissão dos novos talões de cheque);

Em geral, as pessoas com um nome sujo ou negativo podem diminuir sua pontuação.

É importante esclarecer alguns mitos sobre o nome sujo e quem é o inadimplente:

Não é possível contratar quem esta inadimplente ?

Mito. As empresas de nenhum outro setor, a não ser as  instituições financeiras, não podem se recusar a contratar alguém com o nome sujo. Pois  isso é definido legalmente como  discriminação.

O mesmo vale para licitações públicas. Apenas aqueles para setores bancários e instituições como Banco Central, Casa de Moeda e BNDES podem desqualificar candidatos inadimplentes.

Um passaporte padrão pode ser obtido?

Qualquer pessoa com nome negativo não pode ser impedida de tirar passaporte ou visto para o exterior.

Eu parcelei minha dívida - tenho que pagar tudo para limpar meu nome?

Não - apenas pague o primeiro. Mas, se o seguinte não for pago, seu nome aparecerá novamente.

Como deixar de ser inadimplente?


Deixar de ser inadimplente, seja para quem tem nome sujo ou não, isso só é possível depois de pagar as contas que te deixaram inadimplente. Aqui a dica é entrar em contato com a empresa que cobra e negociar o pagamento.

Se o valor for muito alto e a pessoa decidir parcelar, assim que pagar o primeiro, a empresa deve ligar para a agência para retirar seu nome da lista de proteção ao crédito. Mas se o seguinte não valer a pena, o nome aparecerá novamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 14 Melhores cartões sem anuidade em 2021.

Cartão de crédito pessoa jurídica

Educação Financeira: Minimalismo