Investimento em Renda Fixa: Você sabe o que é ?

Investimento em Renda Fixa: Você sabe o que é ?

Quem quer cuidar do dinheiro deve estar familiarizado com o investimento em renda fixa. O motivo é bastante simples: esse investimento é uma ótima alternativa para quem quer economizar e investir com segurança.

Neste momento, investir dinheiro na poupança é como deixar dinheiro debaixo do colchão: você não vai perdê-lo, mas ele não vai crescer.

Você, que deixou suas economias até hoje, depois de ler este artigo descobrirá uma nova e melhor forma de fazer um pedido para o seu futuro.

O que é uma renda fixa?

Renda fixa é um  investimento que as pessoas podem prever a rentabilidade, antes mesmo de realizar a operação financeira. Ao contrário da renda variável, como é o caso do mercado de ações, onde a rentabilidade não é garantida e alguns riscos devem ser enfrentados.

Não há mistério em investir em renda fixa, pelo contrário, é muito simples. E o investidor ainda tem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) - o mesmo seguro da caderneta de poupança.

Além da segurança, uma renda estável apresenta excelente rentabilidade. Como todos já sabem, as economias rendem muito pouco. Para entender melhor isso, recomendamos a leitura de nosso artigo Receita de Poupança.

Se você quer escapar dessa baixa lucratividade, precisa saber que com uma renda estável pode ganhar muito mais do que com a poupança.

Como funciona um investimento de renda fixa?

Como qualquer outra empresa, bancos, instituições financeiras e até mesmo o governo precisam levantar fundos para financiar projetos e seguir em frente. É aqui que entra um investimento de renda fixa.

Investir em uma renda estável é como emprestar seu dinheiro a essas instituições. Eles então usam o dinheiro para financiar suas atividades e em troca te devolvem o dinheiro mais juros.

Veja abaixo como funciona:

Como funciona a renda fixa | Você empresta dinheiro a uma instituição financeira ou governamental para que elas desenvolvam seus projetos. No final do prazo, você recebe o dinheiro mais juros.

O legal é que uma renda regular tem vários tipos de titulos. Portanto, você tem inúmeras opções para investir. Você pode escolher um título que esteja mais relacionado ao seu perfil, aos seus objetivos, ao momento em que vive, e até mesmo incorporar vários métodos em um portfólio de investimentos diversificado.

O que muitas pessoas não sabem é que essa diversidade pode proporcionar ainda mais segurança e rentabilidade.

Portanto, antes de começar a investir, você precisa conhecer melhor suas opções de investimento. 

Tipos de renda fixa

Conforme mencionado acima, existem muitos tipos de títulos de renda fixa. Você pode

Invista seu capital em títulos emitidos por bancos, empresas financeiras ou o próprio governo.

Para ilustrar, vamos dar uma olhada em alguns dos mais conhecidos investimentos em renda fixa do mercado.

Tesouro Direto - Investindo em títulos do governo

Tesouro Direto é um dos investimentos mais procurados por quem quer sair do bolso. Programa do Tesouro Nacional para Negociação de Valores Mobiliários

Fundos Públicos Federais.

O governo coloca esses títulos no mercado financeiro quando quer financiar dívidas locais e precisa de dinheiro. Assim, o investidor adquire títulos do governo e os empresta ao governo. Em troca, o investidor receberá o valor e os juros em um prazo pré-determinado.

CDB - Emprestar dinheiro para o banco

O CDB é um certificado de depósito bancário. A afirmação é feita pelos bancos para captar recursos para financiar suas atividades, como melhorias em sua estrutura e até empréstimos a clientes.

A lógica do CBD é o torso de Tesouro Direto. O investidor empresta seu dinheiro ao banco e em troca recebe um percentual ajustado por esse capital.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, investir em CDBs de bancos pequenos geralmente é mais interessante do que investir em bancos grandes. Isso ocorre porque a lucratividade da segurança pode ser significativamente maior.

O CDB é tem a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Portanto, você não precisa se preocupar com a falência, pois a fiança está garantida e você receberá reembolso e juros de até R$ 250 mil no CPF e na instituição financeira.

LCI e LCA - Investimentos em setores-chave

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito de Agronegócio (LCA) são títulos emitidos por bancos e instituições financeiras.

Esses dois títulos são muito semelhantes entre si. A diferença é que o dinheiro arrecadado no LCI será usado para financiar o negócio imobiliário, enquanto no LCA o dinheiro será usado para financiar o setor agrícola.

Esses títulos também são garantidos pelo FGC e têm como grande vantagem a isenção de imposto de renda.

São apenas investimentos de renda fixa, mas existem outros. Para escolher o melhor investimento com uma renda estável, você precisa entender as opções e ver qual é a mais adequada para o seu planejamento e finalidade.

Como fazer uma renda fixa?

Conforme mencionado nos parágrafos anteriores, títulos de renda fixa podem ser emitidos por várias instituições financeiras e, muitas vezes, instituições menores oferecem melhores retornos. Isso porque eles não têm muita publicidade a seu favor, então precisam oferecer uma renda melhor para atrair e reter investidores.

Para investir em uma variedade de investimentos, você não precisa abrir uma conta em várias instituições financeiras. Por meio de uma corretora de valores será possível aplicar seu dinheiro em diferentes títulos de instituições financeiras diversas, com a mesma conta.

Uma conta em uma corretora de valores funciona como uma conta bancária, mas é um banco de investimento.

Abrir uma conta com uma corretora de valores é bem simples e geralmente você pode fazer isso a partir do seu computador. Assim que enviar os documentos e preencher o formulário de cadastro, basta aguardar a homologação da conta. Em breve o investidor poderá enviar dinheiro via transferência bancária e passar a investir em renda fixa.

Imposto de Renda em Renda Fixa

Apenas LCI e LCA estão isentos de imposto de renda sobre os investimentos de renda fixa mencionados neste texto. O investidor declara esses títulos no IR como receita isenta e livre de impostos e não precisa pagar por eles.

Já no Tesouro Direto, CDB e outros investimentos, o imposto sobre o lucro incidirá quando o investidor resgatar o dinheiro. A tributação segue uma tabela de regressão de acordo com o tempo de investimento. Portanto, o ideal é deixar seu investimento de capital o maior tempo possível, pois os juros fiscais a pagar serão menores.

Veja abaixo como você pode registrar um imposto:

Tabela de Imposto de Renda - Renda Fixa

Taxa de vencimento

Até 180 dias -----------> 22,5%

181 a 360 dias --------> 20%

361 a 720 dias --------> 17,5%

De 721 dias -----------> 15%

Este pagamento é feito automaticamente, então não se preocupe. Ou seja, o banco ou corretora já aloca a parcela do governo no momento do resgate do dinheiro. Eles também recebem um documento que contém os valores que devem ser indicados em seu relatório anual.

Tags: renda fixa 2021, poupança e renda fixa, tesouro direto é renda fixa, renda fixa cdb, renda fixa exemplos, poupança e renda fixa, o que são investimento em renda fixa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 14 Melhores cartões sem anuidade em 2021.

Cartão de crédito pessoa jurídica

Educação Financeira: Minimalismo